DIRETORA NACIONAL DO PLANEAMENTO APRESENTA PEDS AOS AUTARCAS DO PAÍS

A Diretora Nacional do Planeamento, Carla Cruz, fez esta sexta-feira, 15, uma apresentação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável – PEDS 2017-2021, à maioria dos autarcas nacionais. O ato aconteceu num encontro presidido pelo Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, e que contou com as participações do Ministro das Finanças, Olavo Correia e o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, dos Assuntos Parlamentares e do Desporto, Fernando Elísio Freire.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) é um aglomerado de programas setoriais e de políticas macroeconômicas, estruturais e sociais do país para os próximos cinco anos e que tem como objetivo central, promover o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde. De frisar que as Câmaras Municipais são peça-chave para o alcance do sucesso deste desiderato. Daí que a Diretora Nacional do Planeamento fez uma apresentação do estado da elaboração do documento, os desafios e a metas a alcançar.

Carla Cruz fez ainda um apanhado do contexto macroeconómico do país, questões relacionadas com dividendo demográfico, educação, saúde, mercado de trabalho, equilíbrio regional, ambiente, Cabo Verde enquanto um Estado Insular em Desenvolvimento, os desafios do desenvolvimento sustentável do país, a necessidade da formação de excelência dos recursos humanos, bem como com a necessidade de alinhamento da estratégia nacional com os grandes compromissos globais.

A diretora enfatizou ainda que a visão do PEDS é aquela que está plasmada no Programa do Governo, que é, entre outros, ter-se um Cabo Verde desenvolvido, democrático, inclusivo e aberto, mundo, moderno, seguro e onde imperam o pleno emprego e a liberdade.

O encontro aconteceu na Sala de Conferência do Ministério das Finanças e foi igualmente palco da apresentação e discussão das linhas gerais do Orçamento de Estado 2018 e foi entre outros, momento da assinatura dos contratos plurianuais com o Fundo do Turismo.

Terça, September 19, 2017 - 16:20