Resiliência e ação climática

Fóruns Resiliência e ação climática Resiliência e ação climática

  • This topic is empty.
  • Post
    cva2030
    Administrador
    none
    Resiliência e ação climática
A visualizar 4 respostas da conversa
  • Replies
      Neia Monteiro
      Convidado
      Questão : como é que o governo e os seus parceiros técnicos e financeiros pretendem incluir a diáspora no desenho e no desenvolvimento das soluções aos desafios climáticos? Obrigada
      Francisca Santos
      Convidado
      Para fazer face às nossas vulnerabilidades face à ação climática, e aumentarmos a nossa resiliência, penso que Cabo Verde deve se posicionar como um país útil ao mundo no que concerne à proteção do Planeta, ou seja, posicionar-se como parte da solução e não como parte do problema e, dessa forma, aceder a recursos dos fundos existentes para a proteção do Planeta.
      Francisca Santos
      Convidado
      Sugiro que se tenha em consideração, no quadro da estratégia para a resiliência e ação climática, a importância do planeamento e do  ordenamento do território, mais concretamente, a efetiva implementação dos instrumentos de gestão do território, tendo em conta a relação causa/consequência existente entre o uso e ocupação do solo, nomeadamente a urbanização, e a ação climática.
      Ulisses Cruz
      Convidado
       

      Bom dia,

      Gostaria de dar os parabéns pela iniciativa. Gostaria também de parabenizar aos painelistas pelas excelentes apresentações.

      Em relação ao Turismo, gostaria de sugerir que os investidores e donos de grandes instalações turísticas deverão ser responsabilizados para o cumprimento de normas ambientais e sociais afim de garantir verdadeiramente um turismo sustentável. Os investidores que respeitarem melhor essas normas e adoptarem práticas sustentáveis, deverão ser beneficiados com reduções de impostos, etc.

      Em termos de Transporte, não sei se é possível criar uma rota fixa de mini-cruzeiro entre as ilhas de Cabo Verde. Esse serviço poderá ser concessionado. Por exemplo, o navio podia partir do Sal ou Boa Vista e passar pelo menos 1 dia em outras ilhas. de certeza apreciam muitos interessados, nacionais e estrangeiros, em fazer essas rotas.

      Em relação ao Ambiente, gostaria de propor o melhoramento do sistema de monitorização dos parâmetros ambientais. Há uma grande carência de dados ambientais actualizados no nosso país.

      Em termos energéticos, como o Dir. Rito Évora indicou na sua apresentação, deveremos focar na eficiência energética, mais precisamente no combate às perdas de água e de energia. Também deveremos focar nas energias renováveis e não esquecer de fomentar a instalação de painéis solares para o aquecimento de água em vez do uso de esquentadores eléctricos. Por fim, gostaria de sugerir a criação de condições para a elaboração de contas nacionais de água e de energia. São áreas estratégicas para o país. Mas antes é preciso fortalecer a produção de estatísticas dessas áreas.

      M.C.,

      Ulisses da Cruz

       

      Litchy Lima
      Convidado
       

      Gostaria de propor ao Governo que fomenta-se a importação de veículos colectivos eléctricos.

      Os transportes públicos também devem “entrar nessa onda” de veículos eléctricos!

A visualizar 4 respostas da conversa
Resposta a: Resiliência e ação climática
A sua informação