Transformação da agricultura

Fóruns Transformação da Agricultura Transformação da agricultura

  • This topic is empty.
  • Post
    cva2030
    Administrador
    none
    Transformação da agricultura
A visualizar 2 respostas da conversa
  • Replies
      Emílio Benrós
      Convidado
      This reply has been marked as private.
      Paula Felisberto
      Convidado
      Tenho algumas ideias para desenvolver  agricultura em são  Nicolau até  2030 e queria partilhar

      Como ter acesso?

      Orlando Freitas
      Convidado
      Um dos principais constrangimentos para mobilização de água para a agricultura é o custo da energia elétrica. Tem-se apostado no investimento em pequenas centrais fotovoltaicas instaladas entre os vales da ilha de Santo Antão com custos de investimentos enormes e muitas a exposição solar não é suficiente para o arranque das bombas. A manutenção desses equipamentos é cara devido à situação de encravamento e de acesso difíceis.

      Na minha opinião, no caso da ilha de Santo Antão, e outras ilhas com orografia semelhante, podia-se mobilizar recursos para a instalação de uma grande central fotovoltaica no Concelho do Porto Novo e injetada na rede elétrica. Depois podia-se negociar a Concessionária o preço da energia elétrica para a agricultura, podendo-se limitar o horário para a utilização da energia coincidindo com horário de maior exposição solar.

      Essa experiencia de injeção da energia fotovoltaica já existe com a implementação do programa MCA do Estados Unidos em S. Antão com a instalação de uma Central no Porto Novo para diminuir os custos de bombagens de água no Concelho da Ribeira Grande  para Pinhão e o Planalto Leste.

A visualizar 2 respostas da conversa
Resposta a: Transformação da agricultura
A sua informação